EDELEIDE VELAMES DA SILVA GUIMARÃES

Edeleide Velames da Silva Guimarães (LEIDE) nasceu em Timbaúba, zona rural de Tomar do Geru, em um ambiente familiar simples. Filha dos senhores Joaquim Cardoso da Silva e Josefa Soares Velames, Edeleide foi adotada aos dois meses de idade pelo senhor Rosemiro Soares Filho e pela senhora Josefa Velames Soares.

Aos nove anos, mudou-se para a cidade e iniciou seus estudos na Escola de Ensino Fundamental Valdete Dórea.

Casada com o senhor Pedro Soares Guimarães, e mãe de Pábula Silva Guimarães e de José Pablo Silva Guimarães, além de sua dedicação à família, voltou seu olhar para além do horizonte, ingressando no campo profissional como Agente Comunitária de Saúde do Município de Tomar do Geru em 1995. Atuou nessa função por 11 anos, desempenhando com amor e dedicação suas atribuições. Seu profundo amor ao próximo a levou a envolver-se no serviço voluntário no ano de 2005, a convite do Pe. Givaldo Modesto, atuando na Pastoral da Criança como Líder Comunitária, acompanhando as famílias mais carentes do município.

Fortalecendo ainda mais seu envolvimento com as questões sociais, despertou o desejo pelo associativismo. Em 2006, tornou-se membro da Associação Clube de Mães, onde, com muito esforço, lutou pela reativação da mesma, vindo a ser eleita membro da diretoria pelos associados.

Contudo, questões políticas acabaram interferindo em seu campo profissional, levando-a a deixar o cargo de Agente Comunitária de Saúde. No ano de 2007, assumiu o cargo de Auxiliar Administrativo no Colégio Estadual Prefeito Pedro de Balbino, direcionando seu olhar para o campo educacional. Em 2009, retornou ao setor da saúde, prestando serviços na Unidade Mista Governador João Alves Filho como Assessora Técnica e posteriormente como Diretora da Unidade. Em 2010, assumiu o cargo de Secretária Municipal de Saúde, atuando até outubro de 2012. Durante sua gestão, implementou ações significativas para o município, incluindo a realização da I Conferência Municipal de Saúde (2011), reestruturação do Conselho Municipal de Saúde (2011) e adesão a programas federais de melhoria da saúde pública.

Em 2012, seu destacado empenho resultou em seu reconhecimento nacional, sendo selecionada pela FNQ - Fundação Nacional de Qualidade como uma das 100 melhores Secretárias de Saúde do Brasil. No entanto, devido aos custos associados à viagem para receber o prêmio, optou por abrir mão do mesmo priorizando o pagamento dos servidores da Saúde.

Entre janeiro e julho de 2013, assumiu o cargo de Secretária de Gabinete da Secretaria Municipal de Assistência Social contribuindo para o aprimoramento dos programas assistenciais em um período de emergência devido às fortes estiagens. Também participou da Comissão Organizadora do Processo Seletivo de Conselheiros Tutelares em março de 2013.

Ainda em julho de 2013 foi convidada para integrar a equipe da Secretaria de Controle Interno do Município. Logo após assumiu o cargo de Secretária ficando no comando da pasta desde 1º julho 2013 até o segundo semestre de 2015. Após esse período foi nomeada Chefe de Gabinete. Em março 2016 solicitou seu afastamento para concorrer ao cargo de vereadora sendo eleita em segundo lugar. Em 2020 foi reeleita para o mesmo cargo.

Desde 2018 Leide faz a distribuição das mudas gratuitamente para os moradores através do mini-projeto distribuindo mudas amarelas rosas brancas e roxas para os moradores não só do município mas também para outros municípios do estado.

Edeleide Guimarães possui formação em Magistério Auxiliar Enfermagem e é graduada no Curso Técnico Reabilitação Dependentes Químicos pelo Instituto Federal São Cristóvão - Polo Cristinápolis/SE.

“Meu desejo melhoria povo amado minha terra é busca que tudo pode ser feito basta darmos mãos caminharmos juntos para que isso aconteça.” (LEIDE)